Programa 1.000: conheça a história do Jazzmasters!

Há mais de 16 anos sendo trilha sonora para milhares de ouvintes
JazzMasters > News > Jazzmasters > Programa 1.000: a história do Jazzmasters

Há mais de 16 anos sendo trilha sonora para milhares de ouvintes, o Jazzmasters tem uma trajetória de muita história. Fizemos uma série de artigos para contar um pouco mais da história do nosso programa e os principais acontecimentos. Acompanhe!

NOSSO PROGRAMA 1.000

Nem dá para acreditar que chegamos no programa 1.000. Nossa trajetória foi repleta de boa música, cantores incríveis e muito história.

Até agora, foram 16 anos, mais de 10 mil músicas, ouvintes muito sintonizados e com um conhecimento incrível, mais de 20 emissoras que acreditam em nosso trabalho e grandes apoiadores que eventualmente participam com suas marcas. O que nos interessa é a difusão da boa black music, seja a que for produzida lá fora, ou mesmo aqui no Brasil. Paulo Mai, Locutor e Criador do Jazzmasters.

Não tem nada melhor do que embalar a vida das pessoas com música de qualidade, conversa e conteúdo. E nós não poderíamos deixar de comemorar esse feito em grande estilo! Por isso vamos produzir uma série de artigos, para que vocês fiquem ainda mais próximos da família Jazzmasters. O primeiro é este aqui, que você está lendo, e conta um pouquinho da nossa história. Embarque nessa viagem do tempo com a gente!

jazzmasters

Paulo Mai e Sérgio Scarpelli

OPORTUNIDADES NO MOMENTO CERTO

Você já deve ter visto que muitos negócios surgem de uma grande oportunidade vinda no momento certo. Com o Jazzmasters podemos dizer que foi uma mistura de experiências, oportunidades e, claro, muita música!

Tudo começou com uma boa dose de puro malte. Calma, você já vai entender! Lá em 94, o Paulo Mai, atendia uma empresa de bebidas e um de seus produtos, o whisky, tinha necessidade de rejuvenescimento da marca. A ideia foi criar um clube do whisky, que passaria por algumas casas específicas de São Paulo. Tudo isso envolvendo música de qualidade e um público qualificado.

O projeto chamado “Special Times” foi apresentado para a Eldorado FM e quem contribuiu com o conteúdo foi o Sérgio Scarpelli, um redator premiadíssimo da publicidade e admirador da black music, que entrou com a vasta coleção de vinis e cds.

Escolhemos aquilo que acreditávamos, baseados em dois movimentos: 1 – O Acid Jazz, derivado da funk music, fundindo elementos do jazz, r&b e disco, com as bandas Incognito, Jamiroquai e Brand New Heavies liderando. 2 – A Neo Soul, que explodiu de vez com o álbum “Voodoo” de D’Angelo, lançando por nós aqui no Brasil e ao lado, nomes que estavam despontando como Erykah Badu, Lauryn Hill e Maxwell. Paulo Mai, Locutor e Criador do Jazzmasters.

Alguns podem não lembrar, mas na época a onda sertaneja começava a sair do interior rumo à capital, o axé e pagode estavam em alta. Por outro lado, tínhamos nomes fortes do pop dominando a área internacional como Mariah Carey, Toni Braxton, Whitney Houston e Madonna.

Quando o projeto acabou, ficou um vazio. Paulo e Sérgio acompanhavam, ansiosos, por algo que poderia dar continuidade ao que eles haviam deixado.

CALMA QUE O MELHOR ESTÁ POR VIR!

E como brasileiro não desiste nunca, no final de 2003, Paulo Mai levou novamente um projeto para a Eldorado, com a mesma qualidade musical e, desta vez, com o Scarpelli apresentando ao seu lado.

A emissora aceitou e em 13 de abril de 2004 o Jazzmasters entrou no ar.

Dei esse nome, após descobrir a coletânea completa do Paul Hardcastle na coleção do Sergio enquanto produzíamos o primeiro piloto na casa dele. E ficou. O Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria “Melhor Programa de Rádio”, veio no mesmo ano e consolidou a marca. Paulo Mai, Locutor e Criador do Jazzmasters.

Desde o início, o Jazzmasters tem na sua essência apresentar não apenas músicas, mas conteúdos e histórias. Aliás, é dar voz a quem precisa deste espaço! Nossos ouvintes viraram colaboradores e nos trazem outras tantas novas informações, que acabamos levando para o Jazzmasters.

Hoje, os conteúdos são apresentados por Paulo Mai e o Dudão Melo, mas por trás há uma equipe incrível: o Chico Aleixo, chefe na cozinha musical e o Marco Crozera e DJ Akeen nas mixagens e edição. Fruto de tudo isso é a veiculação, neste sábado (27/06), do nosso programa 1.000. Na Bio do Instagram (@jazzmasters.show), há o link pra todos os programas do Jazzmasters, inclusive o 1000 .

RUMO AO PROGRAMA 2.000 

Estamos muito felizes em comemorar toda essa trajetória. Queremos continuar produzindo um programa de qualidade, incentivando novos talentos, mantendo o foco na pesquisa das tendências musicais, trazendo inclusive não apenas informações sobre artistas e produtores, mas o que cerca um público como esse, como shows, locais onde se ouvir o que tocamos, seu estilo de vida, enfim, nos aproximarmos mais desse ambiente que cerca nosso ouvinte.

O Jazz é mutável, reunião de ótimos músicos, criando e absorvendo novos valores. Ele está em tudo. Com esse histórico, sabemos o poder que a boa música tem.  Paulo Mai, Locutor e Criador do Jazzmasters.

Esperamos que o Jazzmasters continue fazendo parte da vida dos nossos fiéis ouvintes e, principalmente, que chegue até outras pessoas. Afinal, a música tem o poder de mudança e nada melhor do que embalar o dia ouvindo um bom som!